A preocupação com o atendimento e a prestação de serviços ao turista que vier ao Brasil durante a Copa do Mundo de 2014 trouxe ao Rio Grande do Sul na quinta-feira, dia 10, representantes dos ministérios da Justiça, do Esporte, e da Empresa Brasileira de Turismo para discutir com órgãos locais ações de proteção a esses consumidores. A reunião de trabalho, que ocorreu no auditório do Procon-RS, contou ainda com representantes do trade turístico local.
O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, Fabiano Pereira, abriu a mesa de trabalho relatando aos representantes do Governo Federal a atuação do Procon-RS, vinculado à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. Segundo ele, o órgão, que antes era uma coordenadoria, foi elevado a Departamento em 2011 e vem desempenhando um grande trabalho em todo o Estado.
“É um Procon extremamente resolutivo que assumiu o desafio de fazer com que os consumidores façam valer os seus direitos”, disse Fabiano, que defendeu, ainda, a união de todas as instâncias para fazer um bom atendimento durante a Copa do Mundo. Diretor do Procon-RS, Cristiano Aquino agradeceu o apoio da Secretaria Nacional do Consumidor, promotora da reunião, e defendeu o consumo com qualidade.
Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira explicou que o Plano Nacional de Consumo e Cidadania, lançado pela presidente Dilma Rousseff, tem três eixos principais: regulação; pós-venda; e turismo. Neste último, há a preocupação com os grande eventos que o Brasil já sediou e ainda irá sediar até 2016.
“Além dos turistas, esses grandes eventos atraem muitas pessoas, que vêm para trabalhar também. Precisamos mostrar a capacidade e a civilidade do nosso país. Temos de ser reconhecidos como um país que tem qualidade nos seus serviços. A imagem do Brasil do ponto de vista do respeito é muito importante”, destacou ela.
Na reunião, Juliana tratou dos principais serviços envolvidos, como hospedagem, alimentação e bebidas, locais de retirada de ingressos, transporte urbano, interestadual e aéreo. “Temos de pensar em pontos e fluxos de atendimento ao turista”, orientou a secretária.
De acordo com ela, a secretaria deve desenvolver um material educativo personalizado para cada cidade-sede da Copa, que serão entregues aos turistas nos aeroportos, rodoviárias e pontos de chegada e partida. A Secretaria Nacional do Consumidor também irá disponibilizar cursos voltados para operadores de atendimento a turistas.
“O consumidor só quer ver o seu problema resolvido. Quando ele entra com uma ação de dano moral, é uma consequência do descaso e da demora para resolverem seu problema. Nossa maior meta é voltar aqui daqui um ano e contar que tudo ocorreu bem”, projeta Juliana.
Imagem brasileira
Para o assessor da Presidência da Embratur, Walter Luiz de Carvalho Ferreira, há também uma preocupação de como será a imagem que os turistas levarão do Brasil. Ele afirma que a Embratur tem estudado o que os turistas avaliaram das últimas copas e olimpíadas. “O legado da imagem que vai ficar do Brasil no exterior é o maior legado que teremos dessa Copa. Precisamos pensar na competitividade do turismo brasileiro”, complementou ele.
Representante do Ministério do Esporte, Pitágoras Dytz explicou que o consumidor do futebol é um consumidor diferente, pois sua relação com o consumo é mediada pela paixão. “Quem pagaria R$ 200 em uma camiseta que não vale R$ 50 se não fosse pela paixão pela marca do seu time?”, questionou. Ele disse ainda que o Governo Federal está estudando diminuir os valores dos ingressos para os jogos da Copa do Mundo, para evitar a “elitização dos estádios de futebol”.
Representante dos proprietários de hotéis, bares e restaurantes de Porto Alegre, Norton Lenhart garantiu que os estabelecimentos da capital gaúcha irão realizar um ótimo atendimento aos turistas da Copa. Em contrapartida, ele cobrou segurança e a conclusão das obras que estão sendo realizadas para o evento. Em resposta, Juliana disse que irá tratar do tema da segurança com a secretária nacional da Segurança Pública, Regina Miki, e que irá realizar reunião com a Fifa para averiguar a questão das obras.
Porto Alegre foi a terceira cidade-sede a receber a reunião de trabalho que trata dos consumidores turistas. Encontro semelhante já ocorreu em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.
Fonte: Governo do RS