As Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS) lançou nesta quarta-feira, dia 2, a campanha de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras (FLV), inicialmente voltada aos agentes de abastecimento (concessionários, permissionários e produtores) para que ofertem produtos seguros e com qualidade. Conscientizar a população para um estilo de vida mais saudável com a adoção de uma dieta equilibrada associada à prática de atividade física também faz parte da iniciativa.
A ação é articulada por um grupo de trabalho intersetorial, composto pelos ministérios do Desenvolvimento Social, da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort).
No Brasil, segundo consta do relatório da Organização das Nações Unidas sobre as Estatísticas Mundiais de Saúde, publicado em 2012, a obesidade atinge 12,5% entre os homens e 16,9% entre as mulheres, e o excesso de peso é observado na metade da população. Associado a esses dados, estima-se que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são responsáveis por 72% das causas de morte no país.
“É um dado assustador saber que metade da população está acima do peso”, declarou a nutricionista consultora do Ministério da Saúde, Lorena Toledo de Araújo Melo, durante sua palestra sobre os objetivos e as ações que serão empregados na campanha, que será desenvolvida em duas fases. A primeira é direcionada para o público interno das Ceasas, estimulando os agentes de abastecimento a adotar um processo de educação continuada nas Ceasas. A segunda fase será voltada ao público externo, composto por consumidores que frequentam as Centrais de Abastecimento.
De acordo com o gerente de modernização do mercado hortigranjeiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Newton Araújo Silva Júnior, será um processo de educação continuada nas Ceasas, com a realização de iniciativas relativas aos temas relacionados a comercialização de produtos com identificação do produtor; valorização de alimentos regionais; utilização de embalagens adequadas; manipulação adequada para evitar desperdício; e doação aos Bancos de Alimentos, em caso de sobra.
Além disso, cada central poderá monitorar as ações, com o objetivo de mensurar a efetividade da campanha, por meio dos seguintes indicadores: percentual de caixas higienizadas; percentual de concessionários, permissionários e produtores que colocam identificação do produtor no rótulo; e a quantidade, em toneladas, de resíduos sólidos gerados no mercado por dia.
Já o presidente da Ceasa/DF e diretor da Abracen, Wilder da Silva Santos, explicou que o sistema brasileiro de mercados atacadistas é composto de 77 entrepostos, distribuídos em 22 cidades, sendo, portanto, as Ceasas locais estratégicas para a execução de ações de educação alimentar e nutricional, visto que o consumo médio atual de frutas, legumes e verduras pela população brasileira é menos da metade da recomendação (400g/dia) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados apontam que a comercialização de FLV em 2011, em 63 entrepostos, foi de 15 milhões de toneladas.
Como contraponto, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, destacou que o Rio Grande do Sul é um Estado que oferece ótimas condições para a produção de alimentos saudáveis e para garantir que estes cheguem até a casa das pessoas.
“As políticas de governo apontam para um cenário cada vez mais positivo neste sentido. Compreendemos que a Ceasa precisa de investimentos na estrutura e estamos focados nisso, através da destinação de recursos. Outro fato importante para a boa produção de alimentos saudáveis é o incentivo aos agricultores para a não utilização de agroquímicos. Esse papel vem sendo feito por meio dos técnicos da Emater, que oferecem assistência técnica, promovendo o conhecimento e repassando o máximo de informações sobre a produção orgânica de alimentos. Isso tudo se reverte na qualidade da renda dos agricultores que tem os produtos valorizados e qualidade da saúde de todas as pessoas. Por esta razão, avalio como essencial a realização e promoção de campanhas como essa da Ceasa para incentivar o consumo de alimentos saudáveis”, disse Pavan.
Oficinas
Já como primeira ação na Ceasa/RS, três oficinas foram realizadas para sensibilizar os agentes de abastecimento. Elas foram ministradas no Galpão Não Permanente (GNP), junto aos produtores, e em dois pavilhões de atacadistas. Participaram o presidente da Ceasa/RS, Paulino Donatti, o diretor técnico operacional, Gerson Madruga da Silva, e o diretor administrativo financeiro, Paulo Tavares. Os assuntos abordados foram a manipulação e conservação das frutas, legumes e verduras, tipos e formas de embalagens, venda de produtos com rótulos.
Fonte: Governo do RS