Os atrativos turísticos do Rio Grande do Sul serão apresentados ao público parisiense pela secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, em conferência sobre o setor no dia 18 de setembro às 17h30min na Prefeitura do 14º Distrito de Paris (12 rue Castagnou, 75014).
Com especial atenção ao gosto local, as atrações serão a gastronomia, atividades ligadas à natureza, à cultura e à paleontologia, outra paixão francesa. Entre outras regiões, serão destacados o Vale dos Vinhedos, Campos de Cima da Serra, Pampa, Missões e Região Central, origem das ossadas de dinossauros gaúchos.
A mesa redonda dedicada ao turismo do Rio Grande do Sul será acompanhada de shows, mostras fotográficas e ações culturais, como um workshop de churrasco, que vão promover o Estado de 17 a 21 de setembro no 1º Festival do Rio Grande do Sul de Paris.
O evento é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos parisiense Association Sol do Sul e conta com os apoios de Embaixada do Brasil na França, Governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) do RS, entre outras.
A conferência entitulada Turismo Criativo em Porto Alegre acontece no dia 18 e além da secretária Abgail Pereira reunirá o secretário municipal do Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, o diretor da ABIH-RS, Abdon Barretto Filho, Jean-Bernard Bros, secretário-adjunto da Prefeitura de Paris e encarregado do turismo local, e Sylvie Canal, representante da creativeparis.info.
Serão enfatizadas no evento iniciativas ligadas ao turismo criativo, que consiste em oferecer ao visitante a oportunidade de experimentar a vida de um determinado local através de oficinas e imersões em atividades de cunho cultural, como o processo de fabricação de artefatos ou a feitura de um churrasco e outras iguarias típicas, por exemplo.
Artistas como Marlene Pastro, Izabel L’Aryan e Charle Arce farão o show de abertura no dia 17, além de ministrarem cursos de danças típicas ao longo da programação até o dia 21. Nesse período também haverá mostras de fotografias do RS de Leonid Streliaev e Dulce Helfer, bem como exibição dos filmes Porto Alegre Meu Canto no Mundo, de Cícero Aragon, e Menos que Nada, de Carlos Gerbase.
Livros de autores gaúchos traduzidos para o francês, como Letícia Wierzchowski, Airton Ortiz e Alcy Cheuíche, entre outros, estarão igualmente disponíveis. Mauro Abreu de Camargo, o Embaixador do Churrasco, também apresentará durante o evento uma série de informações ao público francês sobre como preparar a mais típica das comidas gaúchas, incluindo instruções sobre os cortes de carne bovina.
Fonte: Setur-RS