A secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, esteve na quarta-feira, dia 4, na 41ª edição da Feira de Turismo das Américas, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), em São Paulo. Abgail acertou com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, sua participação em audiência no Rio Grande do Sul com as quatro regiões que receberão o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
O programa disponibilizará US$ 45 milhões para a criação do corredor turístico Porto Alegre – Serra Gaúcha, passando pela Capital, Vale do Paranhana, Hortênsias e Campos de Cima da Serra. A solenidade deverá ocorrer ainda neste semestre. O presidente da Embratur, Flávio Dino, também confirmou sua presença no Estado.
Abgail, além de participar da cerimônia de abertura, cumpriu uma extensa agenda no estande da Secretaria que, neste ano, tem como tema o filme O Tempo e o Vento. Representantes de dez regiões turísticas do Estado integram o espaço da Setur na feira. A produção associada, com produtos do artesanato gaúcho, também ocupa uma área na Abav.
A secretária recebeu, durante a tarde, o recém-empossado presidente da Abav-RS, Danilo Martins, e os diretores, Rita Vasconcelos e Clóvis Rosa, para reafirmar que já está em prática o convênio firmado entre a Setur e a entidade para a realização de ações de promoção internacional do RS, como apresentação de destinos e iniciativas de incentivo à visitação ao Estado. Estão sendo desenvolvidas atividades junto a operadoras de turismo, agência de viagens, mídia especializada, companhias aéreas e governos locais, entre outros.
A secretária recebeu ainda o subdiretor Geral de Turismo de Maldonado, Alvaro Bertoni Sanguinetti, para tratar da realização de um evento de promoção conjunta entre o Uruguai e o RS com o objetivo de divulgar o turismo histórico cultural que os une. A ideia é reunir representantes dos ministérios do Turismo, da Integração e das Relações Exteriores.
“Temos uma história muito parecida e a nossa cultura tem traços semelhantes que, muitas vezes, passam despercebidos. Podemos explorar esses aspectos e fazer um excelente trabalho em parceria”, disse Abgail.
No final da tarde, a agenda foi com a rainha da Festa da Uva 2014, Giovana Dannenhauer Crosa, e as princesas Gabrielle Debastiani e Karina Furlin, além da secretária do Turismo de Caxias do Sul, Adriana de Lucena. Abgail e o ministro Gastão Vieira foram até o estande da cidade, onde concederam entrevistas e experimentaram os sucos de uva da Serra gaúcha. O ministro também recebeu, pela manhã, o vinho oficial da Copa do Mundo produzido pela vinícola Lídio Carraro, do Vale dos Vinhedos.
Fonte: Setur-RS