Seis municípios gaúchos irão receber médicos cubanos que começam a chegar ao Brasil por meio de um acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), dentro do programa Mais Médicos. Ao todo, serão seis profissionais nessa primeira etapa do processo. As cidades contempladas são: Araricá, Caraá, Charqueadas, Estância Velha, Sapucaia do Sul e Terra de Areia.
Tais municípios fazem parte do grupo de 701 municípios que não foram escolhidos por nenhum médico — nem brasileiro, nem estrangeiro — como local de trabalho. O Rio Grande do Sul possui 19 cidades nesse grupo.
O acordo com a Opas prevê a vinda de 4 mil médicos cubanos para atuar no Brasil. Nesta primeira etapa, serão 400 profissionais caribenhos que vão atuar em 206 municípios e 13 distritos indígenas. A previsão é de que os profissionais comecem a atuar a partir do dia 16 de setembro.
A maior parte dos municípios que serão atendidos por médicos de Cuba está localizada nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com o Ministério da Saúde, 91% dos profissionais atuarão nessas regiões. O RS é o único Estado da Região Sul que receberá médicos cubanos, na primeira etapa.
O Ministério da Saúde informou que 42% dos cubanos já estiveram em pelo menos dois países, em convênios de Cuba com outros países. Todos têm especialização em Medicina da Família e 84% possuem mais de 16 anos de experiência na área.
Fonte: Zero Hora