Porto Alegre está prestes a viver o clima de um grande evento esportivo. Um clima um tanto mais maduro, é verdade, mas ainda assim com ares olímpicos. Considerado o grande teste para a Copa do Mundo de 2014 na capital gaúcha, o Mundial de Atletismo Master contará com mais de 4 mil atletas de 82 países na segunda quinzena de outubro. O campeonato deve agitar a economia local: são esperados 7 mil visitantes, e a expectativa é de que cerca de R$ 30 milhões sejam movimentados durante a competição.
Esta é a primeira vez que uma edição do mundial é realizada em um país da América do Sul. O último evento esportivo deste porte na cidade foi a Universíade, no distante ano de 1963. Serão 14 categorias, divididas em 27 modalidades, com atletas de 35 a 99 anos. A maior parte dos competidores será brasileira e argentina. As delegações do Chile, da Colômbia e dos Estados Unidos também serão numerosas — haverá visitantes de países como Zimbábue, Azerbaijão e Barbados.
“Todos os serviços de saúde, segurança e voluntariado serão os mesmos que vamos usar na Copa. E já estamos entrando no ciclo olímpico. O Comitê Rio 2016 também é nosso parceiro”, afirmou o secretário estadual do Esporte e Lazer e Coordenador do Comitê Gestor do Mundial no Estado, Kalil Sehbe.
As provas vão ocorrer no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na Escola de Educação Física da UFRGS (Esef), na Sogipa, na PUCRS, no Parque Marinha do Brasil e no entrono da Usina do Gasômetro. As pistas de atletismo do Cete e da Esef estão sendo reformadas para a competição.
“Eles vêm para praticar atletismo. Mas estão vindo para conhecer Porto Alegre, viver Porto Alegre. Há uma estatística de que 50 % dos atletas que disputam o mundial voltam à cidade-sede”, ressalta Francisco Hypólito, presidente da Associação Brasileira de Atletismo Master.
O evento é uma parceria público-privada (PPP). Serão R$ 4 milhões de investimento, captados via incentivo fiscal. A estrutura deve contar com 1,5 mil pessoas, entre pessoal das entidades organizadoras e voluntários.
Os números do Mundial
4.158 atletas
82 países
14 categorias
27 modalidades
Atletas de 35 a 99 anos
As modalidades mais concorridas
100m — 742 inscritos
200m — 686
8km Cross Country — 604
500m — 603
400m — 573
Fonte: Zero Hora