Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) conheceram o projeto de implantação da quarta pista da freeway, entre Porto Alegre e Gravataí. A concessionária Concepa, que executou o estudo, fez uma explanação na quarta-feira, dia 28, na Expointer, em Esteio.
O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Caleb de Oliveira, foi quem intermediou o encontro. Ele salientou que o Governo do Estado vê a possibilidade da obra como solução para o fim do congestionamento no trecho. “Estamos abrindo o debate com os interessados para buscar a viabilidade desta implantação, que eliminará um grande gargalo na região Metropolitana”, afirmou.
O projeto atende os acessos da extensão de quase 21 quilômetros, inclusive com a implantação da BR-448, a Rodovia do Parque. A primeira etapa, entre a Ponte do Guaíba e o acesso a BR-448, foi aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A segunda parte, até Gravataí, terá a viabilidade financeira estudada pelo Governo Federal, responsável pela rodovia, que determinará a execução da obra da quarta pista.
Fonte: Governo do RS