A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) firmou contrato com a empresa Peugeot Citroën do Brasil para a compra de 47 novas viaturas-xadrez para transporte de apenados. A empresa também fornecerá outros dez veículos de mesmo tipo, que serão doados à Susepe pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), totalizando 57. Trata-se da maior aquisição de veículos em grande volume na história da instituição. A capacidade das viaturas é para oito presos.
De acordo com o diretor do Departamento Administrativo da Susepe, Giovani Moreira, a opção foi fazer a aquisição através do registro de preços realizado pelo Depen. “Essa forma apresentou-se economicamente favorável em 20% em relação ao processo licitatório conduzido no final do ano passado”, assegurou. Giovani acrescenta que a modalidade representou uma economia aos cofres públicos de R$ 26 mil por veículo em relação a outros orçamentos, e de R$ 1,2 milhão na compra de 47 unidades.
Segundo o titular da Susepe, Gelson Treiesleben, com as dez viaturas que serão viabilizadas pelo Depen, somadas às 47 adquiridas pelo órgão, serão colocadas em circulação um total de 57 novos veículos-xadrez para atender o sistema carcerário de todo o Rio Grande do Sul. “Os veículos deverão estar à disposição da Susepe até o final de setembro”, concluiu.
Fonte: Governo do RS