Prefeituras da região norte do Estado receberam na segunda-feira, dia 15, 65 retroescavadeiras, destinadas a municípios com até 50 mil habitantes. A entrega do maquinário foi feita pelo governador Tarso Genro e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, em Erechim.
“As retroescavadeiras que estamos entregando contribuem para que os prefeitos possam melhorar a manutenção das estradas municipais, uma reivindicação constante das comunidades”, afirmou Tarso Genro.
Com investimento de R$ 10,1 milhões, as máquinas integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Além de retroescavadeiras, o PAC 2 também prevê motoniveladoras e caminhões-caçamba. Em todo o Estado, já foram entregues outras 341 máquinas ( 288 retroescavadeiras e 53 motoniveladoras). A meta total do Governo Federal é o repasse de maquinário para 455 municípios gaúchos.
“Estas máquinas visam dar melhores condições às estradas vicinais e o escoamento da produção agropecuária, mas também beneficiam o conjunto da população, já que pelas estradas passam ambulâncias e ônibus escolares”, disse o ministro Pepe Vargas. “É o maior programa do mundo de compra de equipamentos”.
Segundo projeções do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a ação alcançará mais de 130 mil pessoas que vivem na zona rural do Estado, sendo 41,8 mil agricultores familiares. Em todo o Rio Grande do Sul, as melhorias atingirão mais de 1,2 milhão de habitantes da zona rural, sendo 325,5 mil agricultores familiares.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativoismo, Ivar Pavan, o Estado tem 331 municípios com até cinco mil habitantes. “Para muitos deles receber uma máquina é como comprar um parque de máquinas, é garantir que que os municípios tenham condições de transportar sua produção”.
Fonte: Governo do RS