O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, se reuniu com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na manhã desta segunda-feira, 8 de julho. A pauta do encontro foi a XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, e a possível participação do governo no evento.
A expectativa dos prefeitos é que a presidente da República, Dilma Rousseff, participe da abertura o encontro municipalista, marcada para esta terça-feira, 9, às 9h30min, no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel.
Entre as reivindicações dos gestores municipais está o reajuste dos repasses para programas sociais que foram assumidos pelos Municípios. Durante a Marcha Ziulkoski vai palestrar sobre O Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios e As Propostas Municipalistas e a Participação Popular. Ele deve apresentar estudo, e disse que os prefeitos vão cobrar do governo federal reajuste dos repasses para programas sociais que foram assumidos pelos Municípios.
“Os Municípios assumiram muitas atribuições na área social ao assumir esses programas. Eles não foram corrigidos suficientemente para que se possa cumprir essa atenção ao cidadão. Uma das postulações é recuperar um pouco os valores desses programas”, disse Ziulkoski.
Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Brasil