A sustentabilidade e o estímulo à preservação ambiental serão assuntos permanentes durante o 1º Festival de Gastronomia RS, entre os dias 25 e 30 de junho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O acesso do visitante ao evento se dará pela Praça da Sustentabilidade, local que convida à reflexão sobre ações e ideias que visam reduzir o impacto ambiental. O festival é uma realização da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Casa Civil – por meio do Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional – e promoção da Associação Gaúcha de Tradição e Folclore (AATF).
O visitante, ao entrar no Parque de Exposições, terá acesso a modelos de práticas sustentáveis que dialoguem com o aproveitamento integral de alimentos, o cultivo orgânico por meio de hortos residenciais e escolares, o descarte correto e aproveitamento de resíduos sólidos, e a produção alternativa de energias renováveis.
O engenheiro agrônomo da Subcomissão de Sustentabilidade e Diminuição do Impacto Ambiental do 1º Festival de Gastronomia RS, José Otávio Varella, destaca que o evento afirma este compromisso sócioambiental.
Para Varella, todo grande evento que se proponha a debater gastronomia regional obrigatoriamente tem de se preocupar com a questão do impacto ambiental. “O Festival de Gastronomia é inovador no sentido de pensar com antecedência o consumo e os resíduos gerados durante o evento. Nada mais sério do que pensar na diminuição e mitigação do impacto ambiental causado pelo próprio festival”, afirma.
A compensação do 1º Festival de Gastronomia RS para a área ambiental será o plantio de árvores nativas, frutíferas ou não, no Parque de Exposições Assis Brasil ao final do evento.
Hortas orgânicas
A Praça da Sustentabilidade recepcionará os visitantes com uma construção inovadora: um horto em formato de mandala cujo solo será obtido a partir de compostos orgânicos. No local, serão cultivados alimentos regionais alusivos às receitas realizadas no 1º Festival de Gastronomia RS. Também estão previstas explanações de técnicos a respeito dos benefícios do consumo de alimentos produzidos a partir do conceito de agroecologia.
A respeito da temática segurança alimentar, técnicos do programa Sementes – realizado em parceria entre o Banrisul e a Emater – irão distribuir sementes orgânicas e mudas para estimular os visitantes a cultivarem hortas nas residências e escolas. “São pequenos aspectos que podem transformar o dia a dia da família na busca de uma melhor qualidade de vida, que tem por base a segurança alimentar a partir de processos simples que evidenciam a educação ambiental”, salienta Varella.
Descarte de resíduos
A Praça da Sustentabilidade terá oficineiros permanentes para prestar orientações sobre a separação e o descarte adequado dos resíduos, voltadas para o público infantojuvenil. Os técnicos também ensinarão práticas para a confecção de brinquedos a partir do lixo seco. O encaminhamento correto dos resíduos chama a atenção para outro debate: o combate ao desperdício. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 1,5 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente – o que corresponde de 30% a 50% do total de alimentos produzidos mundialmente.
Serão distribuídos contêineres para a separação do lixo por toda extensão do Parque de Exposições Assis Brasil. Os resíduos orgânicos, a partir de restos de alimentos como cascas, ramos e folhas limpas, serão destinados à compostagem. Da mesma forma, materiais sólidos recicláveis serão recolhidos separadamente para doação à cooperativa de coletores de Esteio. Por fim, haverá uma urna acrílica de coleta de cacos de louças – que por ventura possam ser quebradas durante o 1º Festival de Gastronomia RS – para a confecção de um mosaico artístico ao final do evento.
Energias renováveis
Outra estrutura curiosa que ornamenta a Praça da Sustentabilidade traz à tona a importância das energias renováveis. Um toten de produção energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas – energia solar – e aerogeradores – energia eólica – estará em pleno funcionamento durante os dias do festival. Estima-se uma economia de aproximadamente 30% em energia elétrica, proporcionada apenas pela instalação da estrutura fotovoltaica, o que resulta em retorno do investimento aplicado na aquisição do equipamento em três anos de uso.
O festival
O 1º Festival de Gastronomia RS pretende mostrar e valorizar a diversidade da culinária gaúcha por meio dos produtos do Estado. Durante a programação, serão repensadas as práticas culinárias com base na história e cultura que constituem a gastronomia regional. Com a temática voltada à alimentação, serão promovidos encontros para troca de conhecimentos.
O festival aproximará chefes de cozinha, cozinheiros, empresários, estudantes e profissionais do setor de alimentação e bebidas dos produtores locais, evidenciando o processo de transformação dos insumos até a elaboração dos pratos que chegam à mesa dos consumidores.
Fonte: Governo do RS