Servidores integrantes da Brigada de Incêndio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) tiveram a primeira reunião preparatória para o exercício de simulação de incêndio na quarta-feira, dia 5, em Porto Alegre. O treinamento de evacuação irá ocorrer no dia 27 de junho, às 15h e envolverá todos os servidores das secretarias instaladas no Caff.
O encontro reuniu os mais de cem brigadistas formados no Curso de Prevenção de Incêndios, realizado no mês de maio, com o objetivo reforçar o papel da Brigada de Incêndio e planejar o simulado. A preparação está sendo coordenada pelo Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate a Incêndios da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh). Serão realizadas mais duas reuniões, nos dias 11 e 19, às 10h, no auditório do Caff.
A formação dos brigadistas cumpre a norma nacional NBR 14276, que objetiva estabelecer condições mínimas para a elaboração de programa visando reduzir as consequências de um eventual sinistro. Os voluntários foram capacitados para atuar na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio, além de prestar os primeiros socorros. Os integrantes da Brigada, ao todo 150 pessoas, serão os responsáveis por orientar os trabalhadores na evacuação do edifício, que deve ocorrer às 15h do dia 27. Nesta data, o local ficará fechado para o público em geral.
Foi criado um calendário de ações para o exercício, que compreende reuniões com brigadistas e órgãos de emergência especializados, além de visitas aos 21 pavimentos do Caff para traçar rotas de fuga e verificar a localização dos extintores. O major Jeferson Ecco, integrante do Grupo de Trabalho (GT), explicou que o trabalho nos pavimentos pretende aliar a teoria à prática. “Vamos pegar a norma de evacuação e adequar àquele andar, vamos entender o pavimento”, afirmou. Também no mês de maio o GT realizou o teste dos equipamentos do alarme de incêndio em todo o prédio.
Uma das últimas fases da preparação é definir os papéis para a operação. Os brigadistas devem se dividir entre líderes e cerra-fila e os membros do GT serão os responsáveis pelos pontos de encontro. O simulado não encerrará o trabalho do Grupo. Já está agendada uma avaliação para o dia 1º de julho e a realização de reuniões mensais para garantir o treinamento continuado dos brigadistas e o cumprimento do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) do Caff.
Fonte: Governo do RS