O governador Tarso Genro receberá integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) nesta segunda-feira, dia 3, às 14h, no Palácio Piratini. Os conselheiros e conselheiras entregarão sugestões relativas ao meio ambiente elaboradas na primeira reunião da Câmara Temática, realizada dia 10 de maio, para serem implementadas pelo Governo do Estado.
Logo após, ocorre a segunda reunião da Câmara Temática com a presença do novo secretário do Meio Ambiente, Neio Pereira, e integrantes da Fepam, que vão apresentar um diagnóstico dos órgãos estatais que tratam da área, após a Operação Concutare, da Polícia Federal. Esta reunião ocorre na sede do Conselhão (Centro Administrativo do Estado, 21º andar). Entre as principais sugestões apontadas pelo CDES estão a reestruturação da Sema e da Fepam; ampliação do orçamento da pasta e reorganização do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).
A reestruturação dos processos, a articulação das ações da Sema com o Ministério do Meio Ambiente, maior transversalidade das ações da pasta com outras políticas públicas e a elaboração de um planejamento estratégico para o meio ambiente também integram o documento elaborado pelos integrantes da Câmara.
Na primeira reunião deste novo colegiado do CDES, a secretária interina do Meio Ambiente, Mari Perusso, apresentou todas as iniciativas do Executivo após a Operação Concutare, como a revogação da suspensão dos prazos dos documentos e licenças, criação de uma ouvidoria ambiental do Governo do Estado e instalação de uma corregedoria na Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Também foram disponibilizados todos os documentos sobre a pasta à Polícia Federal e sugerida a implantação de uma Sala de Gestão na Sema, na Fepam e na Fundação Zoobotânica (FZB) a exemplo do que já ocorre em outros órgãos no acompanhamento de processos estratégicos do Governo.
Sustentabilidade ambiental
A secretária anunciou o presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Francisco Milanez, como coordenador de um programa de sustentabilidade ambiental do governo. Ele estará presente na reunião desta segunda-feira.
Fonte: Governo do RS