Assinado na tarde da quarta-feira, dia 15, em reunião da Câmara Setorial da Erva-Mate, o convênio entre a Secretaria da Agricultura Pecuária e Agronegócio e o Instituto Brasileiro do Mate (Ibramate) que tem como finalidade promover a produção, o desenvolvimento e a competitividade desta cadeia produtiva, seus derivados e congêneres. A reunião ocorreu no município de Ilópolis, um dos polos de produção da erva-mate, localizado na região do Alto do Vale Taquari.
Segundo o secretário Estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, no sentido de cumprir uma decisão do governo de fortalecer todos os setores produtivos, a erva-mate tem um grande papel, uma vez que é o símbolo do Estado. Desse modo, é muito importante o desenvolvimento de uma política para o aumento da produtividade e consequentemente da renda dos produtores. “É nossa responsabilidade fazer com que essa produção gere desenvolvimento para estes municípios e assim para todo o Estado. Os desafios não são somente do governo, são de todos nós. Não podemos nos contentar com o que temos hoje, nós produzimos e consumimos, mas tem um mundo lá fora, precisamos buscar esses mercados externos”.
Conforme Mainardi, a erva-mate é um produto natural de grande potencialidade e que faz bem à saúde, por isso é necessário o estabelecimento de uma política de médio e longo prazo para que o produto seja mais bem explorado. “É tarefa do Ibramate também garantir a qualidade do que estamos consumindo. Futuramente queremos que a nossa erva-mate seja certificada, tenha um selo que garanta que aquilo que estamos comprando foi analisado, passou por laboratórios. A certificação e essa fiscalização vão garantir a qualidade do nosso chimarrão”.
O presidente do Ibramate e do Sindicato da Indústria do Mate no Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate), Alfeu Strapassom, ressaltou que o Instituto é uma entidade recente, mas que em pouco tempo já obteve grandes avanços. “A assinatura desse convênio é mais um importante passo que damos para o desenvolvimento do setor ervateiro”. Já para o prefeito de Ilópolis, Olmir Rossi, o Ibramate será de extrema importância, pois realizará não só um trabalho para a região, que tem tantas indústrias, mas também para o Estado.
Na oportunidade, também foi assinado um documento para a cedência de um veículo da Secretaria da Agricultura para ser utilizado pelo Ibramate.
Visita
No final da tarde, o secretário também visitou a área do Parque do Ibama, que abrigará a sede do Ibramate, e participou do lançamento da Mostra Fotográfica do Pão, que aconteceu no Museu do Pão de Ilópolis. A mostra, realizada por alunos do município, faz parte da programação da Semana Nacional de Museus.
Fonte: Secretaria da Agricultura