O projeto arquitetônico que dispõe toda a estrutura do 1º Festival de Gastronomia RS foi apresentado aos integrantes da Comissão Organizadora, nessa segunda-feira, dia 13, em reunião no Palácio Piratini. Ao todo, o Festival ocupará uma área de 30 mil metros quadrados no Parque de Exposições Assis Brasil entre os dias 25 e 30 de junho. O plano mostrado contém o descritivo de todos os espaços em terceira dimensão, bem como suas características e definição de espaços. O Festival de Gastronomia é realizado pela Casa Civil, por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Gastronomia Regional, e a Secretaria Estadual de Agricultura.
A infraestrutura do 1º Festival de Gastronomia será inovadora e valoriza as características regionais. Segundo o grupo de arquitetos que trabalha na elaboração do projeto, o visitante terá a oportunidade de conhecer e desfrutar da cultura gastronômica gaúcha. Aqueles que circularem pelo parque serão convidados a fazer uma verdadeira viagem pela história da culinária do RS.
Os arquitetos adiantam que os espaços serão construídos de forma uniforme e harmônica nos pavilhões da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Internacional. O passeio pelo Festival de Gastronomia RS inicia pela Praça da Sustentabilidade, local reservado para receber os visitantes com um convite a reflexão sobre idéias e práticas sustentáveis.
Em toda temática e cenografia principal do Festival de Gastronomia, será utilizado o transporte férreo na ambientação. Portanto, todos os espaços serão identificados como estações. Estão projetadas a Estação Institucional, Estação Origens, Estação Ponto de Fusão, Estação Gastronomia e Estação da Produção, além de um Centro de Eventos.
O Festival
O 1º Festival de Gastronomia RS pretende mostrar e valorizar a diversidade da culinária gaúcha por meio dos produtos do Estado. Durante a programação, serão repensadas as práticas culinárias com base na história e cultura que constituem a gastronomia regional. Com a temática voltada à alimentação, serão promovidos encontros, descobertas e trocas de conhecimentos.
O Festival aproximará chefes de cozinha, cozinheiros, empresários, estudantes e profissionais do setor de alimentação e bebidas dos produtores locais, evidenciando o processo de transformação dos insumos até a elaboração dos pratos que chegam à mesa dos consumidores. O GT de Gastronomia Regional foi criado pelo Governo do Estado em 2011 com a finalidade de pesquisar e divulgar a culinária regional do Estado do Rio Grande do Sul. Informações em www.festivaldegastronomia2013.rs.gov.br.
Fonte: Governo do RS