O Tribunal Superior Eleitoral apresenta em seu portal na internet a “Estatística processual”, onde qualquer cidadão poderá acompanhar o desempenho do tribunal no julgamento de processos de sua competência.
Os dados revelam que no ano de 2012 o TSE obteve seu melhor desempenho, julgando 10.450 processos, entre os 12.951 que chegaram ao tribunal. Em comparação com o ano de 2008 – ano que também foram realizadas eleições municipais – percebe-se um aumento no número de julgamentos, tendo em vista que foram recebidos 11.542 processos e, destes, 9.583 tiveram a análise finalizada.
Trabalho contínuo
Além da comparação entre os anos eleitorais, com eleições municipais ou presidenciais, o internauta também pode acompanhar o desempenho do tribunal nos períodos em que não ocorre eleição. O trabalho em anos não eleitorais também é intenso e, até o presente momento, os ministros do TSE já proferiram decisões em 3.792 casos.
Na “Estatística processual” – submenu que integra o menu “Transparência” do portal do TSE –, podem ser consultados, mês a mês, dados sobre: Processos distribuídos; processos julgados; decisões proferidas; recursos apresentados, entre outros.
Os dados são atualizados diariamente.
Confira os dados da Estatística Processual do TSE
Fonte: TSE