O secretário estadual adjunto do Turismo, Márcio Cabral, acompanhado da assessora do departamento de Promoção e Marketing, Izabel Vieira, estarão em Madri, na Espanha, nesta semana, para representar o Estado no Go to Brasil e na Feira Internacional do Turismo (Fitur). Os eventos ocorrem entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro.
O Goal to Brasil Madri, idealizado para promover as 12 cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014, irá reunir mais de 150 profissionais de turismo, entre operadores e agentes de viagens do mercado espanhol. Jornalistas e formadores de opinião também estão entre os convidados.
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o Goal to Brasil já percorreu as cidades de Santiago, Toronto, Bogotá, Buenos Aires – onde o Rio Grande do Sul foi o Estado anfitrião -, Paris e Lisboa. A ação conta com a parceria dos Ministérios do Turismo, Esporte, Cultura e das Relações Exteriores.
Fitur
Já a Fitur, que acontecerá entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, contará com um estande do Brasil, no qual a Embratur contará com 43 coexpositores. A feira é o principal evento de turismo realizado no mercado espanhol. Ao longo de 33 edições, se tornou um importante ponto de encontro para profissionais do segmento turístico.
Esta edição será dividida em quatro seções: Fitur LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), Fitur Green (Fórum de Sustentabilidade e Turismo), Fitur Tech (Fórum de Inovação e Tecnologia Turística), InvesTur (Fórum de Investimentos e Negócios Turísticos na África).
Em 2012, o evento recebeu 210 mil visitantes e contou com a participação de 6,3 mil jornalistas de 54 países.
Perfil do turista espanhol
Em 2011, a Espanha subiu de 10º para o 9º maior emissor de turistas para o Brasil. Foram 190.392 espanhóis que viajaram ao Brasil em 2011, 6% a mais que no ano anterior. Os principais motivos de viagem foram negócios e eventos (32,4%) e lazer (30,2%). Quase 94% dos espanhóis que visitaram o Brasil pretendem voltar no futuro.
Atualmente, existem 32 voos semanais que ligam a Espanha ao Brasil, que disponibilizam mais de 8 mil assentos. São voos com conexões diretas de cidades espanholas para o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Fonte: Governo do RS