O 58º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Reginais Eleitorais, realizado em Manaus, Amazonas, foi encerrado na tarde da sexta-feira, dia 16. O presidente do TRE-RS, desembargador Gaspar Marques Batista, representou a Justiça Eleitoral gaúcha no evento. O tema predominante no Encontro foi a avaliação das eleições municipais deste ano. Segundo os magistrados, o processo eleitoral transcorreu, de forma geral, tranquilamente em todo o território nacional. As apurações dos votos também foram avaliadas favoravelmente, em função da rapidez e confiabilidade dos trabalhos executados.
Outro tema central nas discussões foi o recadastramento biométrico. Até o momento, o sistema biométrico funciona em 295 municípios de 24 Estados, sendo que, em Alagoas e Sergipe, todos os eleitores votam por meio do novo procedimento, que consiste em reconhecer o eleitor por meio de sua impressão digital. O resultado dos pleitos nestas localidades foi considerado amplamente satisfatório.
Os magistrados discutiram, ainda, a possibilidade de se potencializar o esforço do recadastramento biométrico com outros serviços de identificação dos cidadãos, como os Departamentos Estaduais de Trânsito.
No Rio Grande do Sul, apenas o município de Canoas, com mais de 200 mil eleitores, possui o sistema de votação biométrico.
Fonte: TRE-RS