A Secretaria Estadual de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul (Fapergs), qualificará 3,2 mil gaúchos, no período de dois anos, por meio do Programa Redes Digitais da Cidadania. Ao todo, serão investidos no Estado R$ 2,9 milhões provenientes do programa do Ministério das Comunicações e Secretaria de Inclusão Digital do Governo Federal.
O objetivo da ação conjunta entre Estado e União é incentivar a formação no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e a qualificação no uso da internet em espaços públicos de acesso livre. Os cursos oferecidos serão para a capacitação de monitores de Telecentro, CRC e Pontos de Cultura; Agentes Técnicos de TIC para Inclusão Digital e Sustentabilidade dos Telecentros; Coordenadores Municipais de TIC e Inclusão Digital; e formação de desenvolvedores de aplicações para dispositivos móveis (focado na agricultura familiar). Cada turma possibilitará a qualificação de 800 pessoas.
A diretoria de Inclusão Digital da Secom acompanhará todo projeto, que será desenvolvido por instituições de ensino que ofereçam cursos via plataforma de ensino à distância. O programa está em processo de elaboração do edital, onde devem ser selecionadas as instituições de ensino responsáveis pela qualificação. A previsão é que os cursos começem no primeiro semestre de 2013.
Fonte: Governo do RS