Os candidatos, comitês financeiros e partidos políticos que não concorrem ao segundo turno têm até o dia 6 de novembro para encaminhar à Justiça Eleitoral suas prestações de contas de campanha. A data foi destacada pelo presidente do TRE-RS, desembargador Gaspar Marques Batista, em entrevista concedida à imprensa de Santo Ângelo, na tarde desta quarta-feira, dia 24. O magistrado afirmou que “a prestação de contas tem um papel muito importante no processo eleitoral e deve ser acompanhado de perto pela sociedade.” A coletiva ocorreu em meio à visita à sede do cartório da 45ª Zona Eleitoral.
Ao comentar a rapidez na apuração dos votos no primeiro turno da eleição, Batista atribui o sucesso da operação aos juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral e à imprensa gaúcha. Este ano, a apuração foi a mais rápida da história dos pleitos municipais. O presidente do TRE-RS destacou, por fim, a necessidade da aproximação entre os magistrados e os veículos de imprensa, movimento necessário para melhor informar a população.
À noite, o desembargador palestra no Instituto Cenecista de Ensino Superior (IESA). A atividade abre a Semana Acadêmica da instituição.
Fonte: TRE-RS