Os eleitores que se encontrarem fora de seu domicílio eleitoral no próximo domingo, 7 de outubro, podem justificar sua ausência às urnas em qualquer seção do Estado. Além disso, serão montados postos especiais e mesas receptoras especificamente para este fim.
Na Capital, a Estação Rodoviária e o Aeroporto Internacional Salgado Filho contarão com postos especiais para justificativa. Um terceiro posto, montado na Arena do Grêmio, receberá exclusivamente os requerimentos dos trabalhadores do local.
Para justificar o voto no dia da eleição, o eleitor deve comparecer à seção mais próxima ou a uma mesa receptora de justificativa para apresentar ao mesário o formulário “Requerimento de justificativa eleitoral” devidamente preenchido, junto com seu título de eleitor ou documento oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, funcional ou certificado de reservista). Mesmo que o eleitor não esteja portando seu título, deverá saber o número de sua inscrição eleitoral.
O formulário para justificativa está à disposição – gratuitamente – nos Cartórios Eleitorais, nas Centrais de Atendimento ao Eleitor ou no site do TSE.
Não há limitações para o número de vezes que o eleitor pode justificar o voto.
Confira aqui a tabela completa dos locais de justificativa no Rio Grande do Sul.
Fonte: TRE-RS