A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com diversas entidades, intensifica ações do projeto “Desenvolver a Bovinocultura de Corte da Serra Gaúcha”. A próxima etapa da iniciativa, lançada em março deste ano, inclui encontros de Planejamento com um dos dois grupos de produtores rurais formados depois do lançamento do projeto. As reuniões serão realizadas nesta terça e quarta-feira (03 e 04 de julho), no salão da comunidade do Rincão das Flores (interior de Criúva), a partir das 13h30min. O outro grupo, da região de Dalanho (também Criúva), vai se reunir ao final deste mês.
O Programa, proposto pelo Sebrae, está sendo implementado pela SMAPA juntamente com a Emater, Inspetoria Veterinária, Sindicato Rural e Senar. O objetivo principal é fortalecer a bovinocultura de corte por meio da melhoria da gestão nas propriedades rurais, com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade. “Além disso, buscamos agregar valor ao produto – a carne -, promover acesso a mercados e difundir a cultura da cooperação”, diz a gerente de Projetos do Sebrae, Angélica Brandalise. O Programa já possui núcleo de produtores rurais na região dos Campos de Cima da Serra (Vacaria e municípios vizinhos).
Cerca de quinze pecuaristas devem participar dos encontros desta semana. Com os técnicos, eles vão debater aspectos como gestão da propriedade, aumento da produtividade, sustentabilidade, e agregação de valor aos produtos. As próximas etapas do trabalho consistirão em visitas às propriedades rurais para elaboração de diagnósticos, com consultoria individual. Além disso, serão realizadas diversas atividades de capacitação, entre cursos, dias de campo, participação em feiras, rodadas de negócios – tudo subsidiado em até 80% para os produtores.
Atualmente, o rebanho existente no Município é de cerca de 38,5 mil bovinos, além de 3,5 mil caprinos e ovinos e 101 búfalos.
Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul