A Prefeitura de Bagé, através do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), prorrogou o Decreto n° 149, de 23 de abril de 2012, que declarou situação de emergência a área urbana e rural do município afetada pela estiagem.
Acompanhado pelo secretário Executivo do GGI, Milton César Leite, o prefeito Dudu Colombo assinou na tarde desta terça-feira, dia 19, o novo Decreto n° 222. Considerando que persistem os efeitos gerados pela estiagem, continuando reduzidos os níveis de água acumulada nas três barragens (Piraí, Emergencial e Sanga Rasa), ambas que abastecem a estação de tratamento de água, do Departamento de Água e Esgoto de Bagé (DAEB) do município.
O racionamento de água imposto aos 106 mil habitantes que residem na área urbana, desde de 16 de janeiro deste ano, divide a cidade em dois setores para revezamento de doze horas de abastecimento diário de água potável. Já a ocorrência da estiagem na área rural, vem ocasionando a diminuição considerável da capacidade de exploração da água, causando perdas nas lavouras, na criação de gado leiteiro, aves e afetando seriamente a produção de leite.
Desta forma, fica prorrogada a vigência do Decreto n° 149, devido a situação anormal, provocada pela estiagem, caracterizada como situação de emergência em toda área urbana e rural da cidade. Este Decreto, entrou em vigor na segunda-feira, dia 18, devendo vigorar pelo prazo de 60 dias.
Fonte: Prefeitura de Bagé