A Justiça Eleitoral irá criar um cadastro de eleitores habilitados a receber, eletronicamente, convocação para prestar serviço eleitoral. A novidade vale para os mesários voluntários. O eleitor que desejar atuar como mesário deverá comparecer ao seu cartório eleitoral e preencher um formulário manifestando seu desejo de receber sua convocação por e-mail. Por esta declaração, o eleitor autorizará o uso de seu endereço eletrônico pessoal, no qual receberá mensagem da Justiça Eleitoral contendo usuário e senha para acesso à confirmação da sua convocação.
O eleitor que, após acusar o recebimento da convocação, julgar-se impossibilitado de atender ao chamado, deverá procurar o cartório eleitoral de origem e justificar a impossibilidade. Para se descadastrar do sistema, também deverá, a qualquer tempo, comparecer ao cartório e informar a Justiça Eleitoral.
Atualmente, todas as convocações ocorrem por carta registrada. A novidade foi aprovada pela Corte do TRE-RS na noite da terça-feira, dia 15, em sessão de julgamento realizada no auditório da Faculdade de Direito da Unisinos.
Fonte: TRE-RS