
A prefeitura de Alvorada disponibilizou no sábado, dia 14, o sistema que oferece acesso livre e gratuito à internet para a população. A Praça Central foi o palco da atividade que recebeu centenas de pessoas.
Uma equipe de funcionários do Departamento de Informática da Prefeitura, logo nas primeiras horas da tarde, começou a atender os moradores, que já formavam longas filas, prestando informações, e fazendo cadastros para o recebimento do sinal wi-fi (sem fio). Quem levou o seu equipamento em pouco tempo começou a receber o sinal.
O prefeito Carlos Brum, o presidente da Câmara de Vereadores Gerson Luís e o líder do governo na Câmara, vereador Edson Borba, estiveram entre as autoridades que prestigiaram o acontecimento, sendo que o prefeito ajudou a dar informações e distribuiu senhas para o atendimento.
Quem não esteve na Praça pode se tornar usuário acessando o portal da prefeitura e fazendo o cadastro que vai gerar uma senha. O portal estará disponível para qualquer equipamento que tenha recepção wi-fi e esteja em local onde o sinal possa ser captado. Após o cadastro no portal, o usuário poderá acessar a internet, visitar sites, fazer pesquisas e acessar e-mails, entre outras atividades da internet.
O projeto Internet Social totalizará investimentos na ordem de R$ 1,1 milhão, incluindo recursos do ministério da Educação. Desta forma, a prefeitura busca corrigir distorções como a mostrada no levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que revela o baixo percentual de alvoradenses (apenas 6,84 dos quase 200 mil habitantes) que contam com acesso à web, índice que é quase três vezes menor à média nacional.
A Internet Social de Alvorada contará com vinte antenas, instaladas em prédios públicos, com alcances variados, que vão transmitir o sinal que poderá suportar até 35 mil acessos ao mesmo tempo, com uma velocidade de 300 kbps.
Fonte: Prefeitura de Alvorada
Foto: Divulgação